30 ANOS | DUCKTALES: O FILME - O TESOURO DA LÂMPADA PERDIDA
- Victtor Vidal (Editor-chefe)
- 6 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Esta semana, 'DuckTales: O Filme: O tesouro da Lâmpada Perdida' fez 30 anos, o filme de animação foi o primeiro a ser produzido pela Disney Toon Studios.

(Imagem: Disney)
O filme que está disponóvel no Disney+, traz a história do multimilionário Tio Patinhas em uma aventura no Egito com seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luizinho. Lá há um gigantesco tesouro escondido e uma lâmpada mágica perdida, onde vive um poderoso gênio adormecido. Porém, a ambição de Patinhas terá de enfrentar os planos do maligno Merlock, que também deseja colocar as mãos nessa fortuna.

Lançado em 1990 durante a fase final da série animada original, DuckTales, o Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida adaptava pela primeira vez uma série televisiva animava para o formato longa-metragem. Era a produção de estreia do DisneyToonStudios, que futuramente seria responsável pela realização de inúmeras sequências direto-para-vídeo dos clássicos animados do estúdio como 'O Rei Leão II: O Reino de Simba', 'A Pequena Sereia: A História de Ariel', 'A Nova Onda do Kronk', 'Mulan II', a franquia de filmes Disney Fadas, etc. O filme chegou ao cinema em 3 de agosto de 1990.

Inicialmente, foi proposto que o um longa de animação seria produzido para concluir a série 'DuckTales: Os Caçadores de Aventuras' lançada em 1987, o que foi logo descartado, outro plano mais ambicioso surgiu em seu lugar - lançar o filme nos cinemas, sendo produzido de modo econômico e comercializado posteriormente.
O filme foi produzido em dois locais, os primeiros dez minutos foram animados em um estúdio da Disney em Londres, utilizando alguns dos artistas que haviam acabado de terminar o trabalho em 'Uma Cilada Para Roger Rabbit'. Mas a maior parte da animação foi feita na Walt Disney Animation France, em Paris. (O diretor Bob Hathcock costumava ficar viajando entre os dois estúdios.)
Ainda assim, o marketing da época deixava claro que o filme nasceu da televisão, com um trailer que dizia: “É um filme tão grande, tão especial, tão emocionante que nenhuma TV pode aguentar isto."

Sem duvidas 'DuckTales: O Filme' é um bom longa de animação, mas o filme acaba sendo um tanto previsível e erra ao deixar de fora alguns elementos que tornariam a história mais interessante. Um exemplo disso é a ausência de personagens marcantes como o Professor Pardal, Bubba e Robopato, ademais vilões icônicos como Pão-Duro Mac Mônei e Maga Patalójika não fazem nenhum tipo de aparição na história.
Ficha técnica completa:
TítuloDuckTales: The Movie - Treasure of the Lost Lamp (Original)
Ano produção: 1990
Dirigido por Bob Hathcock
Estreia: 3 de Agosto de 1990 / 22 de Fevereiro de 1991 (Brasil) Duração: 74 minutos
Classificação L - Livre para todos os públicos
Gênero: Animação Aventura Comédia Família Fantasia
Países de Origem: Estados Unidos da América e França
_
Comentários